segunda-feira, 21 de abril de 2014

Escovando os dentes




Ensinar as crianças como escovar os dentes não é uma tarefa fácil, exige tranquilidade e muita criatividade por parte dos pais. É normal que role uma preguicinha ou até uma crise de choro, mas  gostando ou não, escovar os dentes é fundamental para a saúde bucal, é um hábito precisa ser estimulado desde cedo.  Se não ficar de olho, é bem capaz de nada acontecer. As crianças adoram fugir quando o assunto é escovar os dentes. Se o menino ou a menina é rebelde na hora de correr para a pia depois das refeições, a dica é levá-los a uma visitinha ao dentista, para que o especialista possa explicar por que é preciso ter uma boa higiene bucal. Sabe como é, já diz o ditado, santo de casa não faz milagre.  Confira algumas dicas para cuidar dos dentes dos miúdos.

Antes mesmo do primeiro dentinho nascer, a mãe já deve acostumar o filho a fazer a higiene bucal. O ideal é que, como o bebê ainda não tem dentes, a mãe use uma gaze enrolada no dedo indicador, molhe na água filtrada ou fervida e limpe as gengivas e a língua do filho.  A criança deve ser colocada no colo ou entre as pernas de um adulto sentado, de modo que uma boa iluminação e uma visão livre da cavidade bucal seja possível.


Os primeiros dentinhos a nascer são os da frente, o que acontece por volta dos sete meses de idade. Quando isso acontecer, a mãe deve continuar usando a gaze para fazer a limpeza ou usar dedeiras de borracha, que também se encaixam no dedo indicador.

A limpeza com a dedeira é feita nos mesmos moldes do método com a gaze. É preciso esfregar bem os dentinhos, mas com certa delicadeza para não machucar.

A partir do momento que surgirem os dentes posteriores, as mães já podem migrar para as escovas de dente.


Quando são introduzidos alimentos como papinhas, é sinal de que a criança já está com toda a sua dentição (ou pelo menos boa parte dela) erupcionada. Então, é fundamental que já tenha havido a transição para a escova de dente.

A escovação dos pequenos deve ser feita com a mesma frequência que a dos adultos, após as refeições. Com a diferença de que as crianças ainda mamam. Então, se mamarem, é preciso escovar após a última mamada também.

Os cuidados que se deve ter na dentição de leite são exatamente os mesmos que na permanente: Uma dentição decídua (composta pelos dentes de leite) cheia de cáries indica que muito provavelmente na dentição permanente os hábitos não vão mudar. Criança que tem hábitos saudáveis na dentição decídua, provavelmente os terá na permanente.

Se pintar uma cárie, é preciso tratar o mais rápido possível para que a boca não seja nicho de microoganismos, o que leva a uma probabilidade muito maior de cariar os outros dentes sadios. Essa dica também vale para os dentes definitivos.


Crianças de zero a quatro anos devem usar as pastas sem flúor e a as maiores de quatro anos devem usar as com flúor. Mas, se a criança ainda não sabe cuspir é necessário utilizar uma pasta sem flúor para que mais tarde ela não tenha uma doença chamada fluorose (que deixa os dentes permanentes manchados). Se criança já sabe cuspir, a pasta com flúor está liberada. Já as escovas de dente precisam ser as indicadas para crianças, com cerdas macias e a cabeça pequena, para que os pequenos consigam alcançar os dentes posteriores e façam uma limpeza adequada.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário